Pele: Cuidados que você deve ter em cada fase

vovô com bebe no colo - cuidando da pele em todas as idades - blog do kaizen
Foto: Cristiana Arcangeli

A preocupação com pele é essencial em todas as idades. Em cada etapa da vida, nossa pele tem um ciclo diferente. Com o passar do tempo ela deixa de ser frágil, com aquele aspecto de pele lisinha e passa a ficar mais madura, com acnes, rugas e manchas.

Cada problema com a epiderme tem a ver com a idade cronológica e a exposição aos fatores ambientais. Enquanto uma pessoa de 30 anos nota o aparecimento de manchas e linhas finas, a pessoa com 40 anos já começa a notar certo grau de flacidez. Portanto, é preciso levar em consideração esses fatores para chegar à idade avançada com uma pele bonita, hidratada e saudável.

Leia também
Alimentação X saúde e estética
Dicas para manter a pele saudável e viçosa todos os dias

Crianças

Nessa fase, é importantíssimo usar bloqueador solar, já que se trata de uma pele frágil o cuidado com os pequenos deve aparecer a partir dos 6 meses de idade.

20 a 30 anos

Para evitar acnes, manchas e envelhecimento precoce, a pele precisa de cuidados básicos. O uso do protetor solar é imprescindível mesmo em dias nublados, assim como a limpeza diária para retirar resíduos que acumulam durante todo dia. Lavar bem o rosto com sabonete adequado e utilizar produtos específicos como cremes para renovação celular, com fatores como ácido mandélico ou glicólico e antioxidantes, como a vitamina C, podem ajudar a equilibrar, hidratar e manter a sustentação da pele.

Acima de 40 anos

Nessa fase adotamos cuidados como: a hidratação, proteção solar e cremes nutritivos anti-aging que combatam a flacidez, manchas e outros sinais. Há a opção de tratamentos mais complexos como cirurgia plástica, peeling químico ou a laser, que ajudam a diminuir os sinais de envelhecimento. Mas não se esqueça que a pele passa por um ciclo natural, é possível minimizar esses efeitos, mas não acabar de vez com eles.

Além dos cuidados específicos para cada idade, é preciso ficar atenta com as estações do ano. O cosmiatra e dermatologia, Jardis Volpe dá dicas para diminuir efeitos que agridem e danificam a pele. “A hidratação é uma etapa muito importante no inverno porque a pele se torna muito ressecada, porém no verão o uso de hidratantes oil-free são mais indicados, pois a pele hidratada vai produzir menos oleosidade. O uso de ácidos são mais aconselháveis no inverno. Já no verão, a preferência são produtos mais leves, como a vitamina C e estimuladores de colágeno”, explica.

Com tantas fórmulas, cremes e tratamentos especiais, é necessário procurar a orientação de um especialista. Durante a analise, é levado em consideração fatores importantes como o tipo, a coloração e a idade de sua pele. E acredite! O uso do protetor solar é a maneira mais eficaz de diminuir o envelhecimento.

Fonte: Cristiana Arcangeli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.