Veja como evitar e tratar dores na lombar e nas pernas

Por Aline Souza*

Dor nas costas pode ser problemas no sacro ilíaco - Espaço Kaizen
Foto: Paul Burley/Corbis

A articulação sacro-ilíaca se localiza na região pélvica e liga os ossos ilíacos ao osso sacro (que fica logo abaixo da coluna lombar).

Essa articulação fica na base da coluna, dando sustentação à lombar, absorvendo impactos que você recebe de baixo para cima quando caminha e distribuindo o peso do corpo de maneira equilibrada para pelve e pernas. Seu perfeito movimento também influencia na posição dos ílios, ísquios e repercute na posição e movimento de quadril, joelhos, tornozelos e pés. Como apoio da coluna, sua má posição pode favorecer desgastes de discos e articulações de toda a coluna.

Leia também:
Dicas posturais para viajar de avião
Pilates no tratamento da escoliose: mitos e verdades

Se uma pessoa já apresenta uma condição de degeneração discal, uma má posição da articulação sacro ilíaca pode exacerbar os sintomas (já que nem todas as hérnias e protusões discais são sintomáticas), ou, como já foi dito, pode ser a causa dessa degeneração discal (hérnias e protusões).

As principais causas de problemas nessa área são devido a quedas, gravidez/parto, ficar muito tempo sentado (principalmente recebendo impacto como em motoristas) ou muito tempo de pé e carregar muito peso unilateral (como bolsas, malas, pastas).

Normalmente os sintomas são de dor desde a região mais baixa da lombar, podendo atingir glúteos e região posterior da coxa. A dor pode ser aguda (inclusive incapacitante) ou crônica.

Segundo pesquisas (como em Cohen,2005) cerca de 15% a 25% de pacientes com dor na região mais inferior da coluna não tem seus sintomas devidamente identificados como de origem Sacro-ilíaca. Muitos deles não são identificados (“causa indefinida”) ou são identificados como com problemas lombares e/ou como de origem discal (naqueles que apresentam degenerações discais: protusões ou hérnias, visto que os sintomas são próximos [mas não os mesmos!] e as condições podem se apresentar de modo concomitante).

O Quiropraxista sempre dá muita atenção à essa área porque sabe da sua importância: uma má posição pode desencadear disfunções em todo o corpo. Então, o Quiropraxista está apto a identificar quaisquer alterações na articulação Sacro-ilíaca e corrigi-las.

Não espere sintomas! Vamos cuidar da base para que a nossa coluna esteja sempre saudável!

*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.