Conheça as técnicas da Quiropraxia

Por Aline Souza*

Paciente receben quiropraxia - Blog do Kaizen
Foto: Corbis

A Quiropraxia é uma profissão que, como lida com vários tipos de pessoas (no que se refere a tamanho, idade, etc), possui vários tipos de técnicas, para que seja possível tratar a cada pessoa da melhor maneira possível. Mas é claro, todas as técnicas tem como intuito principal o mesmo: permitir o adequado movimento das articulações, principalmente da coluna.

As técnicas são muitas, mas hoje vou citar algumas das mais usadas aqui por nós, quiropraxistas do Kaizen.

Leia também:
Dor ciática e Quiropraxia
Quiropraxia e Disfunção Temporo Mandibular (ATM)

SOT

A Sacro Occipital Technique (SOT), ou Técnica Sacro Occipital, é assim chamada por causa da relação entre o sacro (base da coluna) e o occipital (base do crânio). Uma das funções do sacro é bombear líquido cefalorraquidiano (CSF) a partir da base da coluna de volta para cima do canal espinal ao cérebro e ao longo do sistema nervoso. O occipital também ajuda neste bombeamento. Este movimento rítmico adequado é muito importante para a saúde.

Como a região sacral e pelve também são responsáveis pela sustentação principal do corpo (da coluna, dos músculos, dos órgãos), quando há instabilidade nesta área, podemos apresentar vários tipos de disfunções, estas disfunções são identificadas por testes específicos e enquadram o paciente em “categorias”. Esta técnica, então, visa estabilização da pelve, o equilíbrio do bombeamento CSF, e conseguinte estabilização da coluna, músculos e órgãos. O quiropraxista costuma utilizar nesta técnica os chamados “blocos de SOT”.

SOT Quiropraxia
SOT, equipamento que auxilia no bombeamento CFS. Foto: Internet

Activator Chiropractic Technique

Ou técnica do “ativador”, possui o nome do aparelho utilizado para realização dos ajustes. Neste caso o quiropraxista se utiliza de testes específicos e informações geradas pelo próprio corpo como resposta as disfunções apresentadas. Exemplo: quando há alguma vértebra mal posicionada na lombar, ela causará uma tensão muscular em uma área específica do corpo que, durante o teste será ressaltada, assim o quiropraxista sabe que deve ajustar aquela vértebra, e assim o faz. O ajuste é realizado usando-se o aparelho, que dispara uma força concentrada (regulável) ajustando a área e causando um estímulo proprioceptivo (melhorando a percepção do corpo quanto a ele mesmo). Nesta técnica não há ‘cavitações’ (os barulhos que ocorrem durante o ajuste da vértebra).

Técnica de Thompson e Speed Board

Ambas utilizam o mecanismo de “drop” ou “tábua de aceleração” para que seja realizado o ajuste. Enquanto o “speed board” é uma “pequena tábua” utilizada para correção de membros (ombro, braço, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé), a Técnica de Thompson utiliza uma maca que possui várias partes móveis com o mesmo mecanismo. Com eles é possível fazer um ajuste leve, porque a “queda” realizada pelo aparelho amplifica o impulso realizado pelo quiropraxista. Neste caso também não haverá cavitações articulares, mas os ajustes também são devidamente orientados por testes específicos.

O quiropraxista pode utilizar as técnicas de maneira individual ou associando uma à outra, mas sempre procura utilizar a que melhor se enquadra com o perfil do paciente para que seja possível tratá-lo da melhor maneira possível.

Então venha fazer sua consulta e ver o quê a Quiropraxia pode fazer por você!

*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

3 comentários em “Conheça as técnicas da Quiropraxia

  1. a quiropraxia ajuda quem tem escoliose lombar de nascença devido a má formaçao.Ë possivel a coluna voltar a posiçao normal?Substitui o uso do colete ortopédico recomendado pelos ortopedistas.
    Marli

    1. Olá Marli,
      Vários fatores precisam ser avaliados, portanto seria ideal uma avaliação de primeira consulta para verificar devidamente o caso (o tipo de “má formação”, se a escoliose é apenas lombar, a idade da pessoa em questão/maturidade óssea, etc). Mas, de modo geral, mesmo em caso mais brandos, fazemos o tratamento concomitante ao uso do colete ortopédico. Com o tratamento é possível aumentar a mobilidade da região e conseguir certo equilíbrio muscular, redução da tensão muscular que estiver aumentada, o que propicia a redução da curvatura. Como disse, existem vários fatores que devem ser observados em uma escoliose porque existem vários tipos de escolioses com diversas causas; na maioria casos é possível apenas reduzir alguns graus da curvatura e melhorar os sintomas associados a ela.
      Atenciosamente,
      Aline Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.