Pilates ou musculação? Veja as diferenças

Ao optar por dar início às atividades físicas, é comum que apareçam algumas dúvidas, como por exemplo, qual exercício fazer?

Caminhar, correr, fazer musculação, aeróbica, Pilates. Enfim, são inúmeras as modalidades. No entanto, estabelecer algumas diferenças entre elas pode ser válido na hora de escolher o seu exercício. Sendo assim, conheça a diferença entre duas modalidades: musculação e Pilates.

Leia também:
Fortaleça o assoalho pélvico e evite problemas no sistema urinário
Como combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento

Na musculação exercitam-se prioritariamente músculos mobilizadores. Tratam-se de músculos grandes, localizados superficialmente e que se cansam rapidamente (pouco resistentes). A musculação favorece o ganho de massa rápida, hipertrofia e aumento de massa óssea, além do fortalecimento de grupos musculares específicos.

No Pilates exercitam-se prioritariamente músculos estabilizadores. São músculos pequenos, na maioria das vezes profundos e altamente resistentes. Podemos dizer que são responsáveis por movimentos muito sutis e pela manutenção da postura ereta. Além disso, a aula de Pilates é baseada em exercícios rítmicos de força e alongamentos, e com bastante trabalho na linha do abdômen e músculos lombares, executados pelo praticante e nunca passivamente.

Escolha conforme seu objetivo:

Musculação:
•    Ganhar massa muscular rapidamente;
•    Hipertrofiar;
•    Realizar manutenção / aumento massa óssea;
•    Fortalecimento de grupos musculares específicos.

Pilates:
•    Melhorar o equilíbrio;
•    Melhorar o controle motor;
•    Aprender a estabilizar os movimentos;
•    Aumentar a flexibilidade.

As duas atividades proporcionam ótimos benefícios para o corpo, mas de uma forma geral, o Pilates pode trabalhar mais a fundo os problemas posturais causados pelo nosso dia a dia e ajuda na reabilitação de patologias de coluna comuns como hérnia de disco, artrose, osteoporose, entre outros.  O mais importante é procurar um profissional qualificado para o trabalho e cuidado com a sua coluna.

Faça Pilates no Espaço Kaizen. As turmas são de no máximo três alunos e são formadas de acordo com os objetivos e nível de cada aluno. Os alunos realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que permite maior atenção do professor em cada um. Entre em contato conosco:

Um comentário em “Pilates ou musculação? Veja as diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.