Como combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento

Por Sandra Marques

Foto: Laura Doss/Corbis

As últimas pesquisas chegaram a conclusão que o grande responsável pelo envelhecimento é um agente chamado RADICAL LIVRE.

Os radicais livres surgem no organismo como resultado de uma função específica do oxigênio, nesse caso a oxidação. Nós, seres humanos, não vivemos sem oxigênio, mas, sob certas condições, esse elemento pode se tornar um grande vilão em nosso organismo.

Leia também:
Alimentação X Saúde e Estética
Intestino, nosso segundo cérebro

Sabemos que os átomos possuem a seguinte estrutura:

NÚCLEO- prótons e nêutrons
ELETROSFERA- elétrons
Prótons- carga positiva
Elétrons- carga negativa

“Os radicais livres são moléculas com existência independente que são produzidas no decorrer do nosso processo respiratório. Do total do oxigênio que respiramos todos os dias, 2 a 5% converte-se em radicais livres, que não são totalmente prejudiciais. Quando produzidos em quantidades moderadas, combatem as bactérias e vírus presentes no nosso corpo. O nosso metabolismo produz inúmeras substâncias para neutraliza-los. No entanto, quando passamos a produzi-los em excesso, tornam-se prejudiciais, pois danificam as células saudáveis e, com isso, aumentam o risco para o desenvolvimento de doenças” (Switcare)

Tudo que está despareado no universo não é perfeito. No fundo, tudo e todos tem o seu par. O céu tem as estrelas. A lua tem o sol, a terra tem o mar. O par é essencial à harmonia.

No mundo atual temos inúmeras formas de gerar radicais livres, a poluição, metais pesados, a radiação, agrotóxicos e uma má
alimentação, geram os RLs. O que podemos fazer para nos prevenir dos RLs ?

Antioxidantes Naturais

“Denominados endógenos, são enzimas ( proteínas que determinam a velocidade das reações químicas) no organismo e que agem para inibir o excesso de formação de Radicais Livres” (Guia SV), como os oligoelementos, vitaminas que são encontradas nos alimentos e outras substancias consideradas anti-radicais-livres detêm esses Radicais Livres.

A importância de entender essa reação que acontece todos os dias em nosso organismo é criar uma nova consciência de atitudes e hábitos, pois somos responsáveis por tudo que acontece em nosso organismo, portanto podemos prevenir os Radicais Livres por meio de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, meditação, oxigenoterapia, entre outros. Todas essas
alternativas nos ajudam a lidar com esse vilão e trazer uma melhor qualidade de vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.