5 causas pelas quais vale a pena se engajar

Foto: Don Manning/Corbis

Fazer parte de uma sociedade é necessidade de cada um de nós como cidadãos. Desde os primóridos das cavernas e pinturas ruprestes, o ser humano vive e sobrevive de acordo a rede social na qual está inserido. Aquele velho ditado que dizia “uma andorinha só não faz verão” ilustra muito bem essa capacidade e dependência que o ser humano tem de estar inserido em um contexto social, que permite refletir sobre autoconhecimento e dá a sensação de “pertencer”.

Leia também:
Alcançando bem-estar e qualidade de vida
Ajudara si mesmo ajudando o próximo

Apesar de todo o sofrimento e dificuldade que acompanham a vida em sociedade, graças a essa necessidade de estar em contato com o “outro”, o ser humano é capaz de ter compaixão por aqueles que, sendo semelhantes ou não, de alguma maneira estão sofrendo por algum tipo de deficiência, seja ela social, física ou psicológica.

Ajudar o próximo, além de ser um papel fundamental para a vida em sociedade, traz benefícios incalculáveis tanto para quem está sendo ajudado quanto para quem ajuda. A sensação de estar sendo útil ou mudando a vida de outra pessoa de forma profunda, é incomparável e inominável. Portanto, qualidade de vida e bem-estar estão intrinsecamente ligados à sociedade e da maneira como olhamos, agimos e reagimos à ela.

Abaixo listamos 5 causas pelas quais vale muito a pena se engajar, tentar mudar o mundo e a vida de alguém.

1) Projeto Iris – Cão-guia

Quem gosta de ajudar pessoa e animais, vai se identificar com este lindo projeto. O animal humano e canino em uma relação estrita e para toda a vida. Ajudar a treinar cães-guias, além de ser uma experiência emocionante, traz consigo um aprendizado de amizade, solidariedade e compaixão. Para saber mais entre no blog do Cidadão Publicitário: O pior cego é aquele que não quer ver.

2) Bem-estar Animal

O problema do abandono e maus-tratos dos animais refletem um problema social grave. Já é sabido que pessoas que maltratam animais na infância tornam-se adultos agressivos e possíveis assassinos. Segundo Mahatma Gandhi “a grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”, portanto se você gosta de animais, pode ajudar de inúmeras maneiras não só a eles, mas toda uma sociedade doente e carente de “compaixão coletiva”. Veja o site da ABEAC.

3) Ticket de espera

A doação de órgãos é um problema grave que temos hoje. Há muitas pessoas na fila de espera e umas poucas que decidiram fazer da sua morte, a esperança de vida para alguém. Independente de religião, crenças ou apego ao corpo, a campanha da Santa Casa de Misericórdia faz um apelo emocionante a todos os cidadãos para que parem um minuto e pensem na possibilidade de mudar a vida de alguém. veja o site da Santa Casa de SP.

4) Cidade da Luz

A ONG Cidade da Luz foi fundada a fim de prestar assistência social às comunidades carentes de Salvador (BA). Através de palestras educacionais, distribuição de alimentos, assistência ambulatorial, entre outros projetos, a Cidade da Luz busca mudar a realidade de muitas famílias brasileiras através da participação de toda a sociedade. Saiba mais no site do projeto.

5) Salvando vidas

Salvar uma vida parece slogan de histórias de heróis de quadrinhos, mas na verdade faz parte da realidade de muitas pessoas, cidadãos comuns, assim como você. Cada um pode tronar-se herói salvando a vida de uma criança, jovem ou adulto, seja homem ou mulher, com um simples gesto: doando medula óssea. O procedimento é simples e não tem risco grande para quem doa e tem um risco enorme de felicidade e esperança para quem recebe. Para saber mais http://www.inca.gov.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.