Como aliviar dores de cabeça e enxaqueca sem o uso medicamentos

Por Aline Souza*

Foto: D. Corson/ClassicStock/Corbis

Algo muito comum em nosso dia-a-dia, infelizmente, é a dor de cabeça (a cefaléia). Na verdade existem muitos tipos de dores de cabeça, onde as mais comuns são: a enxaqueca e cefaléia cervicogênica.

A enxaqueca (ou migrânea) apresenta-se com dor pulsátil e intensa que chega a causar náuseas e vômitos. Os sintomas costumam piorar com a claridade e o barulho. Normalmente a pessoa percebe que terá a dor: antes da crise ela vê manchas ou pontos luminosos e/ou sente cheiros diferentes. A causa da enxaqueca ainda não é bem definida (se teoriza que algum estímulo no nervo trigêmeo causaria liberação de substâncias que levam a dilatação de vasos sanguíneos que, em uma sequência de eventos, causaria um processo inflamatório com estimulações nervosas que gerariam as sensações pré-enxaqueca e causariam a dor e o mal estar típicos). Mas, o que se conhece bem são fatores desencadeantes, que podem ser desde alimentos embutidos (salsichas, linguiças) e bebidas (café, bebidas alcoólicas), até jejum, estresse e alterações hormonais (visto que é predominante no sexo feminino).

Leia também:
Ajustamento: a arma principal do quiropraxista
Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório

Já a cefaléia cervicogênica é um tipo bem mais comum, e sua causa é associada à má postura, tensão muscular e disfunções nas articulações da cervical (pescoço). Esses fatores causam estímulos dolorosos que são enviados ao cérebro e entendidos como “dor de cabeça”.  Ela é, portanto, uma dor no pescoço, que é entendida pelo cérebro como uma dor “na cabeça”. Ela normalmente é menos intensa que a enxaqueca e “palpável”: é possível identificar (pegando ou pressionando) a área principal que dói e desencadeia a dor para outras áreas.

Enxaqueca e dor de cabeça é mais comum entre as mulheres. Foto: Klaus Tiedge/Corbis

Como a Quiropraxia trata disfunções neuro-musculo-esqueléticas, ela tem resultados muito bons no tratamento da cefaléia cervicogênica e da enxaqueca.  Em muitos casos uma disfunção articular é a causa da tensão muscular que inicia os sintomas (não adiantando apenas alongar, massagear ou tomar medicamento), então é preciso agir na causa: é necessária a remoção da disfunção por meio do ajuste feito pelo quiropraxista. A melhora então ocorre de dentro para fora: com o movimento normal da articulação há a normalização do tônus muscular, o que permite uma melhor amplitude de movimento do pescoço e favorece uma boa postura, diminuindo sensações dolorosas.

Pesquisas feitas por quiropraxistas e médicos (BRONFORT, 2001 e AUSTIN, 2002) demonstraram que os resultados obtidos com o tratamento feito pela Quiropraxia são compatíveis com o de medicamentos usados no tratamento destas dores. Isso mesmo! É possível a melhora destes sintomas sem o uso de medicamentos!

E lembre-se: a Quiropraxia sempre vai tratar o seu corpo como um todo para manter sua saúde em dia.

*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.