Respire bem e viva melhor

Por Cintia Costa

A boa respiração é fundamental na prática do Pilates. Visto que se durante a expiração você consegue “afundar” o abdômen, o que favorece a contração deste músculo. Quando a musculatura abdominal é bem acionada, o indivíduo tende a sentir menos dor na coluna lombar. Pois o abômen reforçado, funciona como um pilar para a coluna, juntamente com os músculos eretores da coluna. Isto gera um alívio da tensão muscular nesta região. Como as cargas compressivas da coluna passam a ser distribuídas de forma mais equilibrada, a consequência é um maior espaço entre as vértebras. A respiração diafragmática favorece este processo.

Leia também:
Pilates para os homens
Intestino, nosso segundo cérebro

Chamamos de respiração diafragmática, quando na inspiração a pessoa joga o ar para as costelas. Ao observar esta inspiração, a caixa torácica se expande para os lados e ântero-posterior. Já na expiração se aciona a musculatura abdominal, levando o umbigo em direção a coluna. Uma imagem comum utilazada para descrever esta expiração é “colar” o umbigo na coluna.

Foto: moodboard/Corbis

Quando o indivíduo desenvolve um quadro de dor ou tensão muscular, sua respiração se torna abreviada. Onde ao invés de direcionar o ar para o diafragma ( principal músculo da respiração), a troca do ar ocorre na parte superior da caixa torácica. Por ser uma respiração curta e rápida, são acionados pequenos músculos do pescoço (que são os músculos acessórios da respiração) para ajudar. Esta respiração não é tão eficaz, pois necessita de um gasto energético maior, ou seja, maior é o esforço para respirar. Isto pode aumentar o quadro de dor e tensão na cervical, formando um ciclo vicioso.

Quem respira bem, consegue acionar melhor o abdômen e quebra o ciclo vicioso de dor e tensão. Uma respiração prolongada favorece um maior relaxamento corporal global e alivia o estresse.

Por isso, quando o estresse do dia a dia aumenta, ou a dor na coluna começar a incomodar, pare e preste a atenção na sua respiração. Devagar puxe o ar pelo nariz e solte pela boca, tentando contrair seu abdômen. Faça algumas repetições. Em cada repetição pode puxar o ar mais profundamente. Quem respira bem, tem mais disposição e qualidade de vida.

Faça Pilates no Espaço Kaizen. As turmas são de no máximo três alunos e são formadas de acordo com os objetivos e nível de cada aluno. Os alunos realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que permite maior atenção do professor em cada um. Entre em contato conosco:

Cintia é fisioterapeuta e professora de Pilates no Espaço Kaizen. Agende a sua aula experimental através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

2 comentários em “Respire bem e viva melhor

  1. Òtima postagem! Tenho a metodologia de demonstrar aos meus alunos algum exercício da aula proposta com a ativação do abdominal e assoalho pélvico e sem o uso da mesma. Enfatizando assim a respiração adequada, e o acionar da power house durante a realização dos exercícios!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.