Aluna conta como a Yoga ajudou a vencer os sintomas de seu problema cardíaco

Denise Avancini, aluna de Yoga da professora Márcia Heder, começou sua prática em fevereiro de 2009, no Espaço Kaizen.

“Já tinha experimentado a Yoga em 2004, por cerca de 3 meses, mas tive que interromper as aulas por causa da minha gravidez; se eu soubesse o bem que a Yoga iria me proporcionar, teria retornado antes de 2009!”

Denise hoje, menos arritmia e mais serenidade. Foto: © Espaço Kaizen. Todos os direitos reservados.

Em junho do mesmo ano, Denise começou a sentir sintomas de arritmia e quanto mais ansiosa ficava, mais os sintomas se faziam presentes.

Leia também:
Mãe e filha aprofundam laços através da Yoga
Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório

“Eu já tinha sentido esses sintomas anteriormente, mas eram esporádicos e passavam em um ou dois dias. Dessa vez, porém, os sintomas não queriam ir embora. O medo de que aquilo pudesse significar algo mais grave aumentava ainda mais minha ansiedade, o que piorava os sintomas, virando um círculo vicioso”.

Denise passava muito mal e sentia o corpo e a mente totalmente desequilibrados. Então procurou a ajuda médica de seu cardiologista e o diagnóstico foi “prolapso da válvula mitral”.

“O nome parece mais assustador do que o problema em si. Fui informada pelo médico de que não era um problema grave e eu não morreria daquilo. Ufa, que alívio!”

A Yoga

Apesar de tomar todos os cuidados e administrar corretamente o medicamento, os episódios de arritmia continuavam constantes nos meses seguintes, o tratamento não estava dando grandes resultados. Até que Denise percebeu uma grande melhora durante as aulas de Yoga.

“Durante todo esse período, eu conseguia perceber que os momentos de melhoria dos sintomas  aconteciam nas aulas de Yoga, principalmente durante as meditações, os exercícios de respiração e no relaxamento final. É claro que nesses momentos meu nível de ansiedade estava bem reduzido, porém, eu não conseguia o mesmo efeito sozinha, em casa”.

Sendo assim, Denise passou a frequentar regularmente as aulas de Yoga duas vezes por semana, como uma aluna assídua e dedicada.

“O mais curioso é que os sintomas foram sumindo aos poucos, sem que eu percebesse exatamente quando  meu equilíbrio corpo-mente foi restabelecido.”

Denise em plena forma. Muita saúde e bem-estar. Foto: © Espaço Kaizen. Todos os direitos reservados.

Nos anos seguintes, Denise não apresentou nenhuma crise parecida com a de 2009. Ela conta que, eventualmente, quando fica ansiosa e começa a sentir os sintomas da arritmia, procura relaxar a mente e o corpo conforme aprendeu nas aulas de Yoga. Aos poucos, recupera seu estado sereno e os sintomas desaparecem.

“Hoje, posso dizer por experiência própria que, graças à Yoga com práticas de meditação, exercícios de respiração, de concentração e foco através dos ásanas, relaxamento profundo ao final da prática, aprendi a “funcionar” de um modo totalmente novo. Creio que meu cérebro, que estava habituado a funcionar de um modo mais agitado, com um nível de ansiedade e estresse longe de ser saudável,  aprendeu um novo modo de funcionamento. Traduzo isso em sensações de serenidade,  bem-estar, maior sensibilidade e consciência corporal, sensação de equilíbrio e ao mesmo tempo leveza, presença e contato com o aqui e agora.”

O Cotidiano

Denise conta que hoje, não é só na aula que sente o corpo e a mente funcionando em harmonia, mas que todos os ensinamentos foram expandidos através das fronteiras da sala de aula e ganhou espaço em seu cotidiano.

“No dia a dia, durante as mais variadas tarefas, percebo que levo comigo aquele modo mais ‘tranquilo e relaxado’ de existir, que de fato se incorporou no meu modo de ser. Minha qualidade de vida melhorou muito. Claro que também resolvi mudar minha postura diante da vida, reavaliando alguns valores, mudando atitudes e comportamentos que estavam me prejudicando e procurando conhecer mais a filosofia de vida que há por trás da prática da Yoga. Sem dúvida alguma, a coerência entre os nossos pensamentos, intenções, atitudes, comportamentos, hábitos e ações fazem a diferença entre uma vida equilibrada, feliz e saudável ou não.”

O resultado

“A Yoga representou para mim uma  oportunidade de aprendizado de um novo modo de funcionamento da mente-corpo, onde podemos de fato alcançar um nível de equilíbrio e harmonia interna que se traduz em saúde, bem-estar e uma alegria serena e gostosa por estarmos vivos e abertos a cada momento que se apresenta.”

A professora Márcia Heder ministra aulas de Hatha Yoga no Espaço Kaizen. Agende aula experimental pelo telefone (11) 5523-0640 ou acompareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.