7 motivos para praticar atividade física

Por Letícia Braga

Foto: Rob Lewine/Tetra Images/Corbis

Nos dias de hoje, muitas pessoas ainda continuam sem dar a devida importância para prática de atividade física, dando espaço ao sedentarismo.

A prática física está diretamente ligada com a boa qualidade de vida e ao bem-estar.

Abaixo segue alguns motivos para se refletir sobre o que pode nos acontecer se deixarmos de lado ou não praticarmos alguma atividade física, seja Pilates, Musculação, Esportes, Natação, entre outros.

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Foto: IMANE/BSIP/Corbis

1) Problemas nos Joelhos

O sedentarismo é a maior causa dos problemas nos joelhos seguido da obesidade.

Fazer exercícios com orientação ajuda a desenvolver os músculos que darão suporte aos joelhos, prevenindo e tratando as dores.

2) Músculos Fracos e Cãibras

Um jovem de 20 anos precisa de 50% da força muscular da coxa para levantar-se lentamente sem apoio. Para erguer-se rapidamente, necessita de 75 % da força da coxa. Já um idoso de 80 anos se levanta devagar usando toda a força que tem e não consegue erguer-se rapidamente.

Quem permanece sentado por muito tempo tem a musculatura enfraquecida e não desenvolve sustentação suficiente.

Umas das causas das famosas cãibras musculares são músculos fracos, outra causa do sedentarismo.

3) Perda muscular de uma pessoa sedentária

– Dos 25 aos 50 anos: 10 %
– Dos 50 aos 80 anos: 30%
– Após os 80 anos, já foram eliminados 40%

4) Perda de Massa Óssea

Para desenvolver massa óssea é preciso a prática de atividades que geram impacto.

Caminhada e corrida ajudam nesse processo de crescimento. Para aumentar a massa óssea no quadril, fêmur, exceto coluna lombar, acrescente exercícios que tenham impacto ccom sobrecarga para o desenvolvimento, como Musculação, Pilates e outros.

Foto: Kate Mitchell/Corbis

5) Quadros de Depressão

Praticar exercícios físicos faz com que o corpo produza endorfina, hormônio que gera sensações de bem-estar e prazer, combatendo assim a tristeza e depressão.

6)  Insônia

Com a prática de atividade física ao mesmo tempo em que ficamos cansados, ocorre também um relaxamento da musculatura corporal. Isso ajuda a eliminar o estresse do dia a dia e com isso conseguimos descansar a mente, tendo assim noites de sono mais serenas e tranquilas.

7) Aparecimento de Doenças

Fazer exercícios diariamente com orientação de um bom profissional, além de fortalecer os músculos, ajuda a prevenir doenças cardíacas, respiratórias, problemas e lesões na coluna, entre outros.

A Professora Letícia ministra aulas de Pilates no Espaço Kaizen. Agende a sua aula experimental através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

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