Praticar Pilates na gravidez é seguro?

Thais Matheus*

Foto: Imagemore Co., Ltd./Corbis

Sem dúvida a gravidez é um período de grandes descobertas, prazeres e aventuras para as futuras mamães (e papais também!) .  Muitas dessas futuras mamães, principalmente as de primeira viagem, se preocupam muito com suas atividades para não prejudicar o bebê. Primeiro de tudo: É imprescindível o acompanhamento de seu médico durante toda a gestação! E será o seu médico que, conhecendo suas condições e as condições do seu bebê, poderá dizer se você está ou não pronta para uma atividade física, no caso, o Pilates.

Sabemos que durante uma gravidez saudável, exercícios moderados são seguros para o feto. Há exercícios que são indicados para algumas pessoas durante a gestação e outros não.  E uma das qualidades do Pilates é que ele pode ser individualizado e os exercícios indicados de acordo com a capacidade de cada um. Na gestação o corpo da mulher passa por inúmeras mudanças e por isso, a cada fase, os exercícios devem ser adaptados e modificados.

Foto: Mango Productions/Corbis
Foto: Gaetano/Corbis

O Pilates durante a gravidez pode ajudar a reduzir varizes, hemorróidas, dores lombar, ajuda a aumentar a auto-estima, melhorar a aptidão e sem dúvida preparar o corpo! É importante que a futura mamãe tenha em mente que o Pilates não estará sendo importante apenas para as 40 semanas de gestação, mas também estará preparando seu corpo para a hora do parto e para as exigências físicas da maternidade.

O cuidado ao escolher o local aonde irá praticar o Pilates é de extrema importância! Você e o profissional, que vai te auxiliar na execução dos exercícios, precisam estar conscientes do seu corpo e respeita-lo! E lembre-se mamãe, terá alguém realizando os exercícios juntinho de você!

*Thais Matheus é Quiropraxista e Instrutora de Pilates no Espaço Kaizen.

A professora Thais dá aulas de Pilates para gentantes no Espaço Kaizen, para agendar uma aula experimental entre em contato através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos visitar na Rua Conde de Itu, 964.

2 comentários em “Praticar Pilates na gravidez é seguro?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.