Quiropraxia ajusta seu corpo e sua saúde

Por Aline Souza*

Foto: Hemant Mehta /India Picture/Corbis

Você percebe restrições de movimento nas costas e/ou pescoço? Ficar muito tempo de pé ou sentado lhe causa dores? Você percebe seu corpo “meio travado”? Sente-se frequentemente cansado ou indisposto? Mesmo fazendo atividades físicas percebe tensões musculares constantes e/dores nas articulações? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas é provável que você precise de um Quiropraxista!

O Quiropraxista é o profissional responsável por avaliar e tratar disfunções na coluna, chamadas subluxações, e outras articulações que podem causar desde restrições de movimentos até dores, degenerações e compensações em todo o corpo.

Foto: Emely/Corbis

Como surgiu a Quiropraxia?

Daniel David Palmer (DD Palmer) em 1895, um magneto-terapeuta, percebeu que uma vértebra na torácica de Harvey Lillard (o zelador do prédio em que trabalhava) estava “saltada” e depois de empurrá-la e perceber um estalo, Harvey, recuperou-se de um déficit auditivo.  Após este fato, DD Palmer pesquisou a respeito e descobriu que há muito já se buscava a cura e a saúde plena por meio da coluna.

Hipócrates (460 a.C.), o “pai da medicina” já dizia: “Na doença, antes de mais nada procure na coluna”. Com base em suas pesquisas e a descoberta inicial, DD Palmer deu início à Quiropraxia.

Foto: Pete Saloutos/Corbis

Entendendo a Quiropraxia…

O nosso corpo é controlado, em todas as suas funções, pelo Sistema Nervoso Central que se ramifica para o restante do corpo passando pela coluna. Então é preciso que cada vértebra da coluna esteja devidamente posicionada e com movimento normal para que haja uma perfeita comunicação do Sistema Nervoso Central e o restante do corpo.

Se houver alteração no movimento adequado de alguma vértebra, aí teremos uma subluxação vertebral. Com essa subluxação, além de haver alteração na informação do nervo, temos as seguintes alterações:

•    a tensão do músculo próximo à vértebra aumenta;
•    o disco e a cápsula articular são sobrecarregados;
•    as vísceras não funcionarão tão bem quanto poderiam;
•    há redução da amplitude de movimento;
•    má postura;
•    dores!

Desta maneira, seu corpo deixa de funcionar com 100% de sua capacidade, porque está compensando a disfunção e gastando mais energia para produzir o mesmo que antes.

Foto: Tomas Rodriguez/Corbis

As subluxações aparecem desde o nascimento, com o parto, as quedas na infância, posturas inadequadas na escola, quedas ou esforços excessivos com os esportes praticados, as más posturas do dia a dia no trabalho e atividades domésticas, etc. Elas por si só, podem não causar dor, contudo vão prejudicando a sua saúde e a capacidade do seu corpo de manter-se saudável, até que você passe a ter algum tipo de sintoma. Estes podem se apresentar desde uma fadiga, uma restrição no movimento até uma dor de cabeça e/ou nas costas, uma hérnia discal. Nesta hora, seu corpo grita por socorro e você realmente precisa fazer algo. Mas a escolha é sua e você pode escolher remover as subluxações antes que seu corpo perca essa luta para elas.

Foto: Guy Cali/Corbis

Segundo a OMS, saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social. Portanto antes de apresentar alguma dor o seu corpo já pode estar dando avisos que não está com saúde plena.

Faça visitas regulares ao Quiropraxista, pratique uma atividade física, se alimente adequadamente, cultive bons sentimentos! Desta forma você promove sua saúde e permite que seu corpo funcione com 100% de sua capacidade!

*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.