Os riscos de praticar atividade física depois de comer

Marcus Vinícius Costa Raspa*

Se pretende entrar na piscina, prefira alimentos leves. Foto: Kai Chiang/Golden Pixels LLC/Corbis

Indigestão chamada de dispepsia é um desconforto, com queimação no abdômen superior. Muitas pessoas usam esse termo para descrever os sintomas da azia. A indigestão é um grande inimigo para o bem-estar e a qualidade de vida.

Mas, podemos realizar atividade física depois de ingerir alimentos? Muitas pessoas se perguntam se há perigo em comer e praticar algum esporte qualquer depois. Poder, pode, mas o que vai determinar os riscos de indigestão é a quantidade de alimento ingerido e a intensidade de exercícios a serem feitos, fora ou dentro da água.

Foto: Tim Pannell/Corbis

O estômago cheio vai precisa de muito sangue para a digestão, então se você resolver nadar ou fizer exercícios de grande intensidade, seus músculos vão exigir muito sangue também. E neste caso, irá acontecer um conflito entre seus músculos e o seu estômago, e nesse conflito, provavelmente, você terá uma indigestão acompanhada de câimbras, o que pode acarretar em problemas graves se você estiver nadando ou correndo.

No caso da natação, a temperatura da água também tem influência. Se o seu corpo está muito quente, calor intenso e você pula na água gelada, seu corpo entra em uma briga com ele mesmo para controlar e regular a sua temperatura corporal, além de tentar fazer a digestão e ainda manter os músculos em atividade. Com toda essa briga seu corpo pode entrar em colapso.

Faça a opção correta. Foto: Jack Hollingsworth/Corbis

Outra coisa importante é a seguinte, nossa digestão começa alguns minutos depois que comemos, portanto, se você acabar de comer e entrar logo na piscina ou no mar, não há sérios riscos, pois sua digestão ainda não começou. Porém, se você deixar passar um tempo e entrar na água uma hora depois, mais ou menos, sua digestão estará em pleno andamento.

O importante de tudo isso é tomar cuidado ao comer e praticar atividades físicas de grandes esforços, como nadar, correr, etc. Isso pode acarretar grandes problemas para sua saúde.

*Fisioterapeuta Dr. Marcus Vinícius Costa Raspa (122441-F) é formado pela Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul. Tem formação no método Pilates pela equipe Ivana Henn. Formado também no método Stott Pilates em Mat, aparelhos e acessórios pela equipe do Espaço Kaizen e HT Pilates.

O professor Marcus Vinícius ministra as aulas de Pilates do Espaço Kaizen. Para agendar uma aula experimental entre em contato conosco pelo telefone (11) 5523-0640, ou compareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

4 comentários em “Os riscos de praticar atividade física depois de comer

    1. Olá Igor, eu sou o Marcus Vinicius respondendo a sua pergunta. A luta é um esporte de impacto e de grande esforço, que gasta muita energia de quem pratica. Como disse, a digestão dos alimentos começa logo que ingerimos, mas estará em pleno andamento 1 hora depois da ingestão. Claro que depende do que a pessoa comer. Os carboidratos como as massas são ótimos aliados de quem vai praticar atividades físicas de grandes intensidades, lhe dando mais energia e a digestão acontece mais rapidamente. Sempre que se alimentar em grande quantidade é necessario esperar 1 hora para realizar exercícios físicos intensos. Evitando o conflito em seu corpo. Portanto dá na mesma coisa sim. O importante é sempre respeitar a hora certa para treinar, sem ter problemas.

  1. quando se termina de comer e vai para a academia, e da uma vermelhidão e erupções na pele é sinal de indigestão ?

    1. Também sofro do mesmo problema Pedro, as erupções se alastram por todo o corpo e demora para passar. Tenho a mesma dúvida, saí da academia devido a essas erupções acontecerem, até quando eu dava um espaço de tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s