Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório

Por Márcia Heder*

Foto: Brachat, Oliver/the food passionates/Corbis

Yoga é um sistema prático-filosófico, faz parte de uma das seis escolas do hinduísmo. A prática física (posturas e exercícios respiratórios) sempre foi muito bem aceita no Ocidente, e cresce cada vez mais o número de praticantes por ser muito adáptavel às necessidades do homem moderno.

A Hatha

Yoga significa união, ou seja, yoga é a reintegração da nossa alma individual com a alma universal (o princípio criador). É chamado de Hatha Yoga o conjunto de técnicas psicossomáticas que visam a saúde do indivíduo como um todo. O Hatha Yoga através dos ásanas (posturas), pranayamas (técnicas respiratórias), técnicas de purificação (kriyas), técnicas de relaxamento (yoga nidra) e concentração criam um corpo forte e saudável, aumentam a vitalidade física e mental, desenvolvem a concentração, equilibram corpo e mente.

Foto: Aula de Yoga com a Profa. Marcia Heder © Espaço Kaizen

Os ásanas (posturas) se baseiam no desenvolvimento e manutenção do alongamento corporal e flexibilidade, consequentemente tonificação muscular. Com uma diversidade de posturas que não apenas trabalham músculos, articulações, tendões e ligamentos,mas também promovem um massageamento profundo nos órgãos e glandulas internas, estimulando a circulação e a irrigação sanguínea nestas áreas. Associados com a respiração consciente tonificam e relaxam o sistema nervoso, concentrando e acalmando a mente.

Respirando bem

A respiração tem uma importância relevante no hatha yoga, por isso várias técnicas respiratórias, chamadas de pranayamas (domínio da energia vital) são praticadas junto com os ásanas ou separadamente. Os pranayamas fortalecem o sistema respiratório, melhoram a capacidade respiratória, sendo muito benéficos para quem possui problemas da respiração (alergias, bronquites, asma).

Foto: Kate Mitchell/Corbis

A respiração é a ponte entre a mente e o corpo. Alterações no corpo afetam a respiração que afetam a mente, alterações na mente afetam a respiração que afeta o corpo. Por isso os pranayamas atuam diretamente sobre nosso estado mental e emocional, concentrando e acalmando, equilibrando nosso sistema nervoso.

Relaxamento

O relaxamento consciente geralmente realizado no final da prática (aula) tem um poderoso efeito restabelecedor da fadiga física e mental. Devido ao profundo relaxamento no coração, a frequência cardíaca diminui e a necessidade de oxigênio também, trazendo efeitos terapêuticos para quem sofre de hipertensão arterial e arritmia cardíaca. E é claro, um eficiente remédio e antídoto para o nosso estresse diário! Atualmente, no ritmo em que vivemos, principalmente nos grandes centros urbanos, o que mais precisamos para recuperarmos nossa vitalidade física, mental e emocional encontramos na prática regular do Yoga!

Namaste!

*Marcia Heder é formada em Yoga da linha do Sivananda – Yoga Teacher Training com Yogui Hari, em 1998.  É terapeuta em shiatsu, yoga massagem ayurvédica e watsu. Além disso, é formada em Comunicação social com hab. em  Relações Públlicas. Estudou com a Profa Maria Laura Packer de Joinville.

Márcia é professora de Hatha Yoga no Espaço Kaizen. Faça uma aula experimental, agende pelo telefone (11) 5523-0640 ou acompareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

2 comentários em “Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.