Ajudar a si mesmo ajudando ao próximo

O ser humano é por natureza um animal social, isso quer dizer que, viver em sociedade mais do que uma opção, é uma necessidade de cada um enquanto espécie. Aqueles que fogem à essa regra, estão sujeitos a sofrerem de solidão, problemas de saúde, bem como síndromes e disfunções psiquiátricas.

A presença do outro e pertencer a um grupo, seja ele familiar, profissional, modismo ou consumo, é primordial para a sensação de pertencer a um lugar, para a identificação si mesmo. No dia-a-dia de cada um, nos tornamos cada vez mais pessoas individualistas devido às pressões impostas pela sociedade moderna, como a violência, a priorização do trabalho e do dinheiro, competições acirradas e disputas diversas.

Todas esses fatores nos levam a escravizar-nos o corpo e a mente em favor de um sistema que nos faz esquecer quem somos e de onde pertencemos. Nos deparamos com problemas a resolver na vida, os quais, muitas vezes, com uma pequena conversa percebemos a sua pouca significância.

Doar-se

Dores, doenças e distúrbios muitas vezes são fruto do afastamento do indivíduo da sociedade e da falta de simplesmente pertencer. Por isso, quando ajudamos alguém, mais do que esquecer dos próprios problemas em prol dos do outro, voltamos à regra instintiva e primordial do ser humano de viver em sociedade, isso quer dizer que, voltamos às origens, quando uma sociedade não competia, mas sim, cooperava para prosperar.

Segundo Allan Luks, ex-diretor do Instituto para o Avanço da Saúde de Nova York, em seu livro “The Healing Power of Doing Good – The Health and Spiritual Benefits of Helping Others”, ajudar ao próximo faz a pessoa sentir-se bem e traz uma melhora significativa para sua vida em todos os níveis, mental, físico e emocional. Isso que dizer que, ajudando ao próximo ajuda-se a si mesmo, em poucas palavras.

Isso acontece porque, ao ajudar o próximo, é gerada uma sensação de bem-estar capaz de reduzir os níveis de estresse e promover o equilíbrio emocional. Há, inclusive, relatos de pessoas que, ajudando ao próximo diz ter acabado com problemas crônicos, como insônia, ansiedade, úlcera, etc. Isso porque o altruísmo nada mais é do que realizar um trabalho por livre e espontânea vontade, sem pressão ou obrigação, gerando prazer nas atividades.

Viver mais e melhor

Segundo uma pesquisa realizada pelas Universidade de Michigan e Cornell, EUA, as pessoas envolvidas com atividades filantrópicas vivem mais, devido ao aumento na qualidade de vida.

Compromisso

Ajudar ao próximo e realizar um trabalho voluntário não significa falta de comprometimento, pelo contrário, como uma rede onde todos estão conectados e há outros dependentes de suas ações, comprometimento e responsabilidade são cruciais para desenvolver uma atividade voluntária.

A decisão deve partir de dentro de cada um e escolher ajudar ONGs, instituições, pessoas, etc, que estejam de acordo com seus princípios.

A ética é a bússola de qualquer atividade altruísta, ela rege as atividades e ações de a cada pessoa dedicada a ajudar. Não importa onde esteja, seja justo, humilde e passivo de críticas e sugestões, tudo isso irá auxilia-lo a criar um elo com o mundo e consigo mesmo promovendo o crescimento pessoal.

Se você deseja ajudar ao próximo, pense que há diversas possibilidades como pessoas adultas em seus problemas pessoas, profissionais e financeiro. Há também muitas instituições infantis e de idosos, bem como animalistas com trabalhos sérios, afinal todos queremos mudar o mundo para melhor, onde quer que estejamos atuando.

Veja mais em www.voluntariado.org.br

Abaixo relacionamos algumas ONGs brasileiras:

Infantil

http://www.ongcasadacrianca.org/
http://www.prodiabeticos.org.br/
http://www.missaocrianca.org.br/
http://www.aldeiasinfantis.org.br/Pages/default.aspx

Animais

www.abeac.org.br
www.anda.jor.br
www.apasfa.org.br
www.apaa.com.br

Terceira Idade

http://www.vivendo.org.br/
http://www.nossamelhoridade.com.br/home/index.php

Inclusão Social

http://www.cidadedosaber.org.br/wp/
http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/Default.aspx

Mais ONGs em http://www.guiademidia.com.br/ongs.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.