Isostretching

Acabo de chegar de um curso de Isostretching com Bernard e Rose Redondo.

Isostretching é um tipo de ginástica que pode ser aplicada individualmente ou em grupo. O termo é a combinação de duas palavras: isometria (tipo de exercício onde há a contração muscular sem o movimento) e stretching, termo em inglês que significa alongamento.

Os movimentos empregados nesta ginástica levam em consideração a postura da coluna, o que promove o alongamento dos músculos paravertebrais, importantes para sustentação da postura. Da mesma forma, promove o posicionamento ideal do quadril no sentido de se manter o alinhamento da coluna, e o alongamento dos músculos dos membros inferiores.

Para se obter um condicionamento muscular, também é enfatizado movimentos respiratórios, como uma longa e profunda expiração para o fortalecimento da musculatura paravertebral, eretora da coluna, e consequentemente a descompressão da coluna. Todos os exercícios são realizados em expiração profunda e controlada para melhorar a mobilidade do diafragma, ritmar o tempo de trabalho e controlar a contração abdominal.

As inúmeras posturas existentes no Isostretching possibilitam o trabalho de vários grupos musculares e, o grau de dificuldade dos exercícios é intensificado conforme a evolução do paciente. A medida que realiza satisfatoriamente uma postura, é estimulado a realizar outra mais difícil.

Esta ginástica é recomendada para qualquer idade e é uma opção de ginástica postural preventiva. Seus criadores, que conheci neste fim de semana, são a melhor propaganda do método. Aos setenta anos sua postura e vitalidade são impressionantes. Um privilégio conhecer um casal como eles.

Rose Redondo em uma postura de Isostretching

Anúncios

2 comentários em “Isostretching

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.